Basquetebol da Júlio em Grande

b_300_200_16777215_00_images_CampNacJuv3.jpg

SUB-TITULO: 43 VITÓRIAS EM 45 JOGOS REALIZADOS E 6 TITULOS CONQUISTADOS

 

A Escola Secundária Júlio Dinis sagrou-se este ano, pela primeira vez, campeã nacional de basquetebol no escalão de juvenis masculinos. Este resultado foi o culminar de um trabalho desenvolvido desde o ano letivo de 2010-2011, ano em que se iniciou um projeto de parceria com a Ovarense basquetebol. Neste projecto, os alunos que vêm do sexto  ano e praticam basquetebol, são integrados na mesma turma e passam a usufruir de uma melhor articulação da vida académica com a vida desportiva, tentando sempre que se alcancem os melhores resultados nestas duas importantíssimas vertentes da formação dos nossos jovens.

 

Este quinto ano foi, como se previa, o ano em que a nossa escola, participando em todos os escalões conseguiu resultados de excelência.

A equipa de Infantis masculinos B, constituída por alunos do 7º ano, realizaram 24 jogos tendo vencido 22, empatado 1 e apenas perdido 1. Conseguiram assim, na fase do CAE de Aveiro um incontestado 1º lugar com 69 pontos, deixando o 2º classificado a uns distantes 14 pontos de distância.

Os Iniciados masculinos constituídos maioritariamente por alunos do 8º ano venceram a fase CAE Aveiro sem conhecer o sabor da derrota tendo vencido na final a Escola Secundária José Macedo Fragateiro por 57-37. Assim, no campeonato regional, a nossa escola foi mais uma vez a representante do CAE de Aveiro. Nesta fase a nossa equipa dominou completamente tendo-se sagrado Campeã regional sem ter conhecido o sabor da derrota. Na final venceu a escola representante de Castelo Branco por 36-15.

Também a nossa equipa de juvenis, composta fundamentalmente pelos jovens que iniciaram em 2010 este ambicioso e bem sucedido projeto e que completarão, no final deste ano letivo o seu ciclo de participação no desporto escolar, tiveram uma participação fantástica. Assim, como sucedeu com as equipas mais jovens da nossa escola, também esta equipa teve ao longo do ano lectivo um excelente desempenho, tendo vencido todos os jogos em que participaram ao longo das três fases. Assim, após se terem sagrado campeões da fase CAE de Aveiro, venceram em Pinhel o regional. Seguiu-se a fase nacional em que a nossa escola foi mais uma vez a representante da zona centro. Nesta fase a nossa escola queria fazer melhor do que no ano anterior, em que tinha conseguido sagrar-se vice-campeã nacional. Após uma dura competição e um equilibradíssimo jogo final com a escola representante do norte, os nossos jovens conseguiram sair vitoriosos tendo alcançado a aliciante recompensa de poder representar Portugal na competição internacional de desporto escolar que se realizará em Malta entre 8 e 14 de Julho.

Uma palavra de agradecimento para a nossa parceira deste projecto a AD Ovarense-basquetebol, que tudo fez para que fosse possível à nossa escola ter uma digna representação nas competições que coincidiam com as competições federadas.

 

Share