XVI Marcha pela Água

b_300_200_16777215_00_images_08.jpgNo passado dia 3 de junho, em antecipação ao dia Mundial do Ambiente, o Ecoclube Júlio Dinis e a Associação Amigos do Cáster dinamizaram a 16.ª edição da Marcha pela Água: Percurso Cultural e Ambiental pelas Fontes de Ovar.

Esta é uma atividade anual, que, desde 2008, tem levado a população de Ovar a percorrer a cidade, num percurso a pé que pretende sensibilizar para a valorização da água enquanto bem escasso essencial à vida e alertar para o estado de conservação do património cultural das Fontes de Ovar, para a necessidade de limpeza regular da sua água e de preservação dos seus painéis de azulejos tão únicos!

O percurso teve início na Praça da República pelas 15h (junto à Câmara Municipal de Ovar) com a presença dos diferentes intervenientes do conselho Eco-Escolas da escola secundária Júlio Dinis: representantes dos professores, funcionários, alunos, pais e encarregados de educação, associação ambientalista Amigos do Cáster e, ainda, da Câmara Municipal de Ovar, pela Dra. Marguerita Nicolau, que muito nos honrou com a sua presença. Este é também o nosso Dia Eco-Escolas, um dia de festa, unidos pela Bandeira Verde que nos motiva todos os dias a fazer cada vez melhor em defesa do nosso Planeta.

A primeira fonte do percurso foi a Júlio Dinis, que nos surpreendeu positivamente pelo bom estado em que se encontrava: fonte limpa, com água que permitia ver o fundo, sem plásticos! Como seria bom que todas as outras assim estivessem! Mas esse será um caminho, que, temos esperança, irá prosseguir! Esta é também uma atividade que promove a aprendizagem através de um geocaching, destinado aos mais novos, de caráter lúdico-científico: a descoberta em cada fonte de um “tesouro” com a subsequente identificação de espécies representativas da flora autóctone. Paralelamente, em cada fonte, foram lidos os direitos da Água, inscritos na Carta Europeia da Água.

Visitadas todas as fontes da cidade (num total de 7): Júlio Dinis, Combatentes, Arruela, Luzes, Pelames, da Mota e da Vila, o percurso terminou junto ao chafariz Neptuno com a entrega dos prémios, oferecidos pelos Amigos do Cáster, aos vencedores do geocaching.

No final, a satisfação expressa por um passeio agradável que proporcionou aos participantes uma tarde de salutar convívio. Ficou a vontade de no próximo ano voltarem!

Veja aqui as fotos.

Sisandra Sousa
(coordenadora do programa Eco-Escolas no AEOS)

Share