Ricardo Sousa apurado para a final das Olimpíadas Portuguesas de Matemática

Este ano, como em anos anteriores, realizou-se, nas escolas do Agrupamento, a 1.ª e 2.ª eliminatórias das XXXIX Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), em colaboração com o Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. As OPM são um concurso de problemas de Matemática, divididas em três categorias, destinadas aos alunos do ensino básico e secundário.

 

Segundo a SPM:

“Os problemas propostos neste concurso fazem, sobretudo, apelo à qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação dos estudantes. São fatores importantes na determinação das classificações o rigor lógico, a clareza da exposição e a elegância da resolução que visam incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática. 

As OPM não têm como objetivo fundamental testar a quantidade de conhecimentos acumulados, no entanto, o desenvolvimento mental inerente à idade dos participantes e a própria maturidade matemática, que decorre do aprofundamento das matérias escolares, fazem com que seja necessária a separação dos participantes em três níveis: Categoria Júnior, Categoria A e Categoria B. A Categoria Júnior destina-se a alunos que frequentam o 6.º ou o 7.º ano de escolaridade; a Categoria A a alunos que frequentam o 8.º ou o 9.ºanos de escolaridade, e a categoria B destina-se a alunos de qualquer ano de escolaridade do ensino secundário.”

Os alunos do nosso agrupamento envolveram-se com empenho nas 1.ª e 2.ª eliminatórias, nas três categorias, tendo sido apurado para a Final Nacional o aluno Ricardo Gandra Sousa, do 12.º CTC, final que decorrerá no dia 11 de setembro, na Universidade do Porto.

Parabéns a todos os alunos participantes e, de forma especial, ao aluno Ricardo pelo excelente resultado!

A responsável pela aplicação das Olimpíadas Portuguesas de Matemática,
Prof.ª Elsa Oliveira

Share