“Crianças Prime1º” no Brasil

A BAIXADA ANIMADA 2020 - 14ª Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação que este ano decorre no Brasil, Rio de Janeiro, e reúne onze países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guatemala, México, Portugal e Venezuela), conta com nove filmes de animação produzidos e selecionados por Portugal. Desses nove, dois foram produzidos ao abrigo do programa “Crianças Prime1º”, do Cinanima, onde o nosso Prof. João Católico colocou a sua arte ao serviço das escolas e dos alunos.

 

Desses dois, o “Gente Tola”, produzido na EB da Regedoura, pelos alunos do 4.º B, da Prof.ª Rosa Eugénia, já passou fronteiras e voou até ao Brasil onde vai ser mostrado na 14.ª Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação.

O “Gente Tola” esteve também presente noutros festivais como: no Prime the Animation New Talent International Festival de Valencia, Espanha, no Festival de Vídeo Escolar de Viana do Castelo e, mais recentemente, na cidade de Seia, no 26.º CineEco 2020.

Além do “Gente Tola”, outro filme de animação produzido no Agrupamento de Escolas de Ovar Sul ao abrigo do programa “Crianças Prime1.º”. na EB de S. Vicente Pereira, pelos alunos do 4.º ano da Prof.ª Lucília, "Uma Árvore de Natal nas Dunas" esteve na Croácia - Festival - VAFI & RAFI, na Ucrânia - XII DYTIATKO International Children’s Media FestivalKharkiv, em Valência -Espanha, no 8.º Prime the Animation New Talent International Festival e, mais recentemente, em Viana do Castelo e Seia, tal como o “Gente Tola”.

O AEOS está de parabéns!

Um BEM-HAJA especial para o Prof. João Católico pelo empenho, dedicação e arte que colocou e continua a colocar na concretização destes trabalhos no âmbito do PNC , com os alunos do 1.º ciclo.

Prof.ª Rosa Eugénia Rodrigues

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_20-21_1P_PCN1.pngb_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_20-21_1P_PCN2.png

Share