Dia Internacional da Mulher

No dia 10 de março de 2020, pelas 11:30h, na Biblioteca da Escola Básica de S. Vicente Pereira, realizou-se uma atividade no âmbito do 8 de março – Dia Internacional da Mulher. A temática, abordada numa perspetiva histórica, intitulada “Ser Mulher, Ontem e Hoje”, incluiu uma exposição de livros e de materiais, resultado de pesquisas elaboradas pelas docentes da equipa da BE, e pretendeu abordar temas como:  a Igualdade, os Direitos, o Desenvolvimento e a Paz, o Voto, a Mulher na Família e na Educação…

 

A atividade, desenvolvida pela equipa da BE, em estreita articulação com a docente da disciplina de Português da turma H do 9.º ano, Luísa Seixas, incluiu uma leitura dramatizada, pelos alunos, de dois poemas: Mulher d’Armas (letra de Carlos Tê) e Mulher de Ary dos Santos.

A oradora convidada, a professora aposentada Maria Manuela Antunes Silva, sindicalista, ativista do Movimento Democrático das Mulheres (MDM), desde 1974, e eleita para o Conselho Nacional, em 1980, apresentou a história, a missão e as iniciativas do MDM, e apresentou um vídeo sobre a luta das mulheres, a discriminação que sofreram, as lutas e as conquistas ao longo dos tempos. Em conclusão, afirmou que têm de ser repostos os direitos perdidos, mas consagrados na Constituição da República Portuguesa.

No final, todos os presentes cantaram a canção: A garota não – Que mulher é essa?

O vídeo desta atividade pode ser visto aqui.

Share