20 de novembro – Dia do Pijama

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_19-20_1P_dia_do_pijama.jpgA Missão Pijama é uma iniciativa criada em 2012 pela instituição de solidariedade social  MUNDOS DE VIDA, com a finalidade de sensibilizar o país para o "direito de uma criança crescer numa família", promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas.

 

A MUNDOS DE VIDA, pioneira no desenvolvimento do acolhimento familiar, no nosso país, já acolheu mais de uma centena de crianças em famílias de acolhimento de qualidade que tem vindo, anualmente, a captar, a formar  e a acompanhar através do programa “Procuram-se Abraços” do seu Serviço Especializado de Acolhimento Familiar.

No âmbito da proteção à infância, a MUNDOS DE VIDA construiu a Casa das Andorinhas (centro de acolhimento temporário para crianças em risco) e a Casa do Alto - um lar de crianças e jovens em risco - que acolhem 22 crianças.

Em Portugal, alguns milhares de crianças (mais de 8 milhares) vivem em centros e lares de acolhimento, número que representa 96% do total das crianças separadas dos seus pais.

A Missão Pijama associa-se às celebrações do aniversário da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, a 20 de novembro, e, com a edição de histórias e parcerias com artistas de nome em Portugal (músicos, cantores, coreógrafos...) espera chegar a cada vez mais portugueses para juntos, passo a passo, criança a criança, abraço a abraço, criarmos um país onde crescer numa família possa ser para cada criança a realidade de cada dia.

Este ano, e mais uma vez, a Escola da Regedoura associou-se a esta iniciativa desafiando os alunos a não despirem o seu pijama neste dia, e o dia foi diferente.

A biblioteca deu a conhecer a todos os alunos a história da Milu, uma menina triste que vivia na Casa das Andorinhas mas que teve a sorte de ter como amiga, a Maria, que, por ser uma menina muito amada pelos pais, lhes pediu que acolhessem a Milu.

Maria não compreendia por que é que a Milu não conseguia ver, tal como ela, sempre que os pais lhe vestiam o pijama e lhe davam um beijo de boa noite, o pássaro azul de penas brilhantes como o sol. A família da Maria acolheu a Milu e as duas meninas viveram felizes para sempre e, juntas, todas as noites viam o pássaro azul de penas brilhantes como o sol que é um pássaro que passa dentro de nós e nos deixa muito felizes – dizia a Maria.

As alunas do 10.º e 11.º ano do CP – Técnico de Apoio à Infância, com alguma timidez mas muita alegria e juventude, orientadas pelas prof.ªs Ana Sofia e Maria dos Anjos, desenvolveram atividades com as crianças da educação pré-escolar e puseram todos os alunos da Regedoura a dançar a coreografia da missão pijama. Foi uma alegre diversão.

Os Jardins de Infância de Pereira e de Carvalho também celebraram o Dia do Pijama com muita alegria e entusiasmo, desenvolvendo atividades variadas que apelam aos direitos da criança, nomeadamente o direito a viver feliz, numa família.

Ainda no âmbito do 30.º aniversário da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, a Escola da Regedoura aderiu ao desafio da CPCJ-Ovar, “Um Mar de Direitos” e encheu uma rede de peixinhos elaborados por todas as turmas, desde a educação pré-escolar ao 4.º ano, em que cada peixinho lembra um dos “Direitos da Criança”. Alguns desses peixinhos estiveram expostos no Centro Comercial Dolce Vita - Ovar, de 16 a 24 de novembro.

Veja aqui o vídeo.

Share