III Tertúlia Literária "Histórias com sabor"

ENCONTRO DE POETAS E CONTADORES DE HISTÓRIAS DE OVAR

Decorreu, no passado dia 22 de novembro, na sede do Grupo de Folclore Jusã, em São Vicente de Pereira, a III Tertúlia Literária “Histórias com Sabor”. Organizado pelas professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, este encontro pretendeu divulgar o trabalho dos poetas e dos prosadores de Ovar e, ao mesmo tempo, abrir a escola ao meio, envolvendo a comunidade em torno da escrita, das histórias, da poesia, das tradições, do folclore, da arte e da cultura.

 

Este acontecimento literário, que já vai na sua 3.ª edição, nasceu de um encontro, a 23 de maio de 2015, no parque urbano de Ovar, inserido num evento, o “Livros em Festa”, também organizado pelo Agrupamento de Escolas de Ovar Sul. Nesse dia memorável, ao fim da tarde, a céu aberto, falou-se de livros e, ainda que o calor humano fosse uma constante, o frio acabou por vencer. Porém, ficou a vontade de repetir e, no ano seguinte, realizou-se, oficialmente, a I Tertúlia “Sabores Poéticos”, em homenagem aos poetas e prosadores de Ovar, na sede da Casa do Povo de Válega. O sucesso deste encontro foi tamanho que voltámos a organizar, em 2017, a II Tertúlia “Sabores Poéticos”, desta vez na sede do Rancho Folclórico da Ribeira.

Este ano, coube ao Grupo de Folclore Jusã acolher o encontro, com todo o profissionalismo, simpatia e dedicação. Para além da partilha de histórias e de poesia, por parte dos convidados e palestrantes - Américo Matos, Aurora Gaia, Carlos Baldaia, Carlos Granja, Emerenciano Rodrigues, Evangelista Andrade, Hélder Ramos e Ilda Barge -, houve cantares à capela, teatro, folclore e uma degustação de sabores tradicionais. Foram momentos muito genuínos e de grande riqueza cultural que jamais serão esquecidos por quem os presenciou.

Obrigada a todos os presentes por acreditarem que vale a pena continuar a falar de livros, de literatura e de tradições.

As histórias, a poesia e a arte alimentam a alma, estimulam a imaginação e iluminam a nossa vida.

Veja a reportagem do evento aqui.

Share