Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_19-20_1P_miudos_a_votos.pngO Agrupamento de Escolas de Ovar Sul aderiu, mais uma vez, ao projeto “Miúdos a Votos”, para os 1.º e 2.º ciclos.

Informa-te e participa!

 

"A VISÃO Júnior, revista de informação para crianças e jovens, e a Rede de Bibliotecas Escolares convidam todas as escolas a participarem no projeto «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?», que chega este ano à quarta edição. Esta iniciativa, que propõe às crianças e jovens portugueses que elejam o seu livro favorito, contou o ano passado com a participação de mais de 78 mil alunos de todo o país.

«Miúdos a Votos» promove simultaneamente cidadania e leitura, permitindo aos jovens defender em público as suas ideias e perceber como decorre um ato eleitoral. O processo é semelhante ao de umas eleições políticas: haverá recenseamento das escolas, apresentação de candidaturas dos livros favoritos, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos, organizados e participados por alunos e alunas. 

A fase de apresentação de candidaturas dos livros decorre até dia 31 de outubro e pode ser feita neste formulário. Neste link, explicámos como são escolhidos os livros vão a eleições. O regulamento da iniciativa está online e encontra também no nosso site um conjunto de dúvidas frequentes e suas respostas, além dos cartazes oficiais já divulgados.

No nosso canal online pode ainda ficar a conhecer como foram as campanhas anteriores, alguns dados informativos e várias reportagens sobre as ações dos anos anteriores.

Para que os vencedores possam variar, é importante que os alunos tenham total liberdade na escolha do livro que propõem e não sejam motivados a votar em turma. Além disso, o Plano Nacional de Leitura elaborou uma série de sugestões a partir dos três livros mais votados em cada ciclo, no ano passado. Aqui ficam as sugestões, por ciclo de ensino:"

1.º ciclo

2.º ciclo

Share