Dia de São Valentim, um dia de afetos

b_300_200_16777215_00_images_logotipos_rbe_fundo_branco_25kb.jpgAs Bibliotecas do AEOS comemoraram o Dia de São Valentim com uma atividade a que chamaram “Árvore dos Afetos”. Alunos, professores e assistentes operacionais foram convidados a decorar a árvore com corações contendo mensagens de amor, amizade e ternura.

Reza a lenda que, por alturas do séc. III, o Imperador Cláudio II, querendo formar um poderoso exército romano, proibiu temporariamente a celebração de casamentos, para garantir que os jovens estavam apenas focados na guerra e na vida militar. Porém, o bispo Valentim decidiu contrariar o Imperador e continuou a celebrar casamentos. Esta prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Durante os dias em que esteve preso recebeu flores e cartas, enviados por anónimos como demonstração de apoio e consideração pela sua conduta. Enquanto aguardava na prisão pelo cumprimento da sua sentença, Valentim apaixonou-se pela filha de um carcereiro, que era cega. A jovem, movida pela curiosidade, quis visitá-lo e, quando se aproximou dele, recuperou a visão. Antes da execução, Valentim escreveu-lhe uma mensagem de despedida, na qual assinava como «Seu Namorado»  ou «De seu Valentim». A ordem de execução dada por Cláudio foi cumprida e Valentim acabaria por ser decapitado num 14 de fevereiro de finais dos anos 200 (séc. III).

Durante a Idade Média, Valentim foi um dos santos mais populares na Inglaterra e na França. Vários países adotaram este dia como feriado. É o caso da Inglaterra desde o século VII e dos Estados Unidos desde 1700. O Dia de São Valentim é, sem dúvida, uma manifestação de ternura e de amor, com raízes históricas e veiculada pela tradição.

Neste dia, o importante é demonstrar o quanto se quer alguém, acima de tudo, fazer com que esse alguém se sinta muito especial. Nesta data, toda a manifestação de carinho e apreço contribui para cristalizar o amor, a paz e a amizade profunda entre os namorados, mas também entre amigos.

E assim foi…

Ver vídeo aqui.

Share