Sessão de apresentação do livro "A Alcateia"

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_18-19_1P_cartaz_-_a_alcateia.jpg“A Alcateia” é o segundo livro de Beatriz Afonso, aluna do 12.º ano de Línguas e Humanidades, e foi apresentado, na manhã de 22 de outubro, na Secundária Júlio Dinis, a escola que a viu crescer enquanto aluna e enquanto escritora.
Na sinopse do livro podemos ler:

Os lobos são um ser paralelo…
O medo é um fósforo apagado. É como ficar sozinho, sem ninguém! É o duvidar do que há para além, é ter dúvidas de se poder avançar ou não. É nem querer saber o que poderá acontecer durante a vida, é ter medo de agir, é ter medo de tentar, é ter medo de ser deixado de lado, é ter medo de não ter nenhuma mão estendida.
Por vezes, o medo faz-nos desistir das coisas que nos fazem felizes, o medo faz-nos esconder quem nós somos, faz-nos colocar o capuz sem nunca o poder tirar. O medo é um dos sentimentos mais fortes de um ser humano e faz-nos estar presos em nós…às escuras.

A apresentação esteve a cargo da professora Graça Costa que, numa brilhante intervenção, conseguiu transmitir, a uma plateia muito atenta, a sua interpretação sobre mensagem do livro. Por sua vez, a professora Fátima Soras falou, muito afetuosamente, da Beatriz e do quanto este livro traduz a sua forma de ver o mundo.

A terminar, foi a vez de a Beatriz falar da sua experiência como escritora, da necessidade que sente de escrever, do quanto a leitura e os livros são importantes na sua vida, desde muito pequena, quando a sua mãe lhe lia as histórias que ela repetia como se já soubesse ler.

Este acontecimento literário contribuiu para tornar ainda mais especial o Dia das Bibliotecas Escolares.

Obrigada, Beatriz Afonso!

Consulte aqui o vídeo da apresentação.

Share