Rafting, uma aventura radical repleta de diversão!

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_17-18_3Periodo_melgaco_1.jpgOs alunos do 12º GD tiveram oportunidade de conhecer e aprofundar diversos conteúdos teóricos de várias modalidades no âmbito dos Desportos de Natureza e Aventura nas aulas de PAFD (Prática de Atividades Físicas e Desportivas) e no final do ano letivo foi planeada uma visita de estudo a Melgaço para praticar Rafting.

O Rafting é um desporto aventura que consiste na descida de um troço de rio, utilizando botes insufláveis e equipamentos de segurança obrigatórios (colete salva-vidas, capacete, fato de neoprene), para ultrapassar os obstáculos (rápidos) que o rio nos apresenta. Coordenação, destreza, força e espírito de equipa, mas sobretudo muita adrenalina e aventura foram os aspetos que mais se evidenciam nesta visita de estudo.
Após uma noite no Parque de Campismo de Melgaço, fomos recebidos no Centro de Estágio de Melgaço pelos monitores da Melgaço Radical onde foram fornecidas todas as instruções de conduta relativas à segurança. Num percurso com a duração de 2 horas em sobressaltos sobre as águas bravas na fronteira entre Portugal e Espanha, os alunos do 12º ano do Curso Profissional de Gestão Desportiva, acompanhados pelos professores Helena Seixas e Jorge Fernandes, usufruíram de uma experiência única. Neste troço de 12 km, o rio Minho possui alguns rápidos provocados por pequenas cascatas e ainda pelo estrangulamento do rio criado pelas “pesqueiras” (muros de pedra feitos pelos pescadores) que criam montanhas russas de ondas divertidíssimas, sendo a maioria do percurso efetuado tranquilamente pelo vale onde pudemos usufruir da beleza das paisagens, da fauna e flora. O Rafting, sendo um desporto radical, proporciona a experiência de descer o rio a pessoas de qualquer idade mesmo sem qualquer experiência anterior, tornando este desporto acessível. Esta atividade foi das mais marcantes no percurso formativos destes alunos. Uma experiência a repetir.

Veja aqui um pouco desta experiência.

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_17-18_3Periodo_melgaco_2.jpg

Share