José Saramago - 20 anos do Prémio Nobel

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_18-19_1P_jos_saramago_feed-02.jpgNa passada sexta-feira, dia 7 de dezembro, realizou-se um evento na Biblioteca Municipal de Ovar, organizado pelo Departamento de Línguas e pela Biblioteca do AEOS, destinado aos alunos do 12º ano, aos professores deste agrupamento e ao público em geral.

Esta conferência teve como objetivo principal homenagear José Saramago pelo 20.º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Literatura, que lhe foi entregue a 10 de Dezembro de 1998. Foi dividida em duas partes, tendo a abertura oficial sido às 11h00 e a palestra “Ricardo Reis: a busca de quem é na distância de si”, com Ana Paula Arnaut, às 11h30.

Ana Paula Arnaut é doutorada com agregação pela Universidade de Coimbra, onde leciona Literatura Portuguesa Contemporânea. Desde 1996 que publica livros e também inúmeros artigos em diversas revistas nacionais e internacionais.

Estiveram presentes neste grande acontecimento literário, Nuno Gomes, Diretor do AEOS, Ana Maria Soares Ferreira, Coordenadora do Departamento de Línguas do AEOS, José Saro, Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, Ana Cunha, Vereadora da Educação da CMO, alunos do 12º ano e professores da Escola Secundária Júlio Dinis.

Esta sessão, para além dos discursos das entidades convidadas para a abertura, teve a intervenção de alguns alunos que leram excertos da obra de Saramago, nomeadamente “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, obra de leitura obrigatória, e ainda do discurso do escritor aquando da entrega do Prémio Nobel da Literatura 1998.

Veja aqui o vídeo desta atividade.

Share