Sabem o que é a pediculose?

Pediculose é uma doença provocada por um parasita chamado “Pediculus humanus” mais conhecido por piolho.

No dia 26 de Fevereiro pelas 16:00h, os alunos do 4º ano participaram numa sessão de formação sobre a “Pediculose e a Escola” patrocinada pela Farmácia Camelo de Avanca. Connosco esteve a farmacêutica Carla Silva que já foi aluna do nosso agrupamento e nos veio explicar o que é esta doença e como se transmite. Disse-nos, também quais são os cuidados a ter com os piolhos e que se resumem ao seguinte:

  • os piolhos não voam (não têm asas) nem saltam, correm velozmente de umas cabeças para outras quando nos encostamos uns aos outros ou quando partilhamos objectos como pentes, bandoletes, chapéus…
  • se sentirmos comichão na cabeça, devemos dizer aos nossos pais para que nos vejam a cabeça para verificar se temos piolhos ou não e tirá-los o mais depressa possível;
  • aplicar um produto próprio no cabelo seco (antes de lavá-lo) deixá-lo atuar por algum tempo, tirar a espuma e depois enxaguá-lo bem e, no fim, passar o pente próprio no cabelo ainda molhado para retirar os piolhos. Sete dias depois, deve repetir-se o processo para eliminar os piolhos que, entretanto, eclodiram das lêndeas (o produto não mata as lêndeas).

Também nos disse que cada piolho fêmea consegue pôr cerca de 200 a 300 ovos durante o seu período de vida que é de 3 a 4 semanas. Os ovos necessitam de cerca de 7 dias para completarem a incubação. Após a eclosão, surgem as ninfas, que ficam adultas em 2 semanas, começando de imediato a por ovos (lêndeas), Cada piolho demora 15 dias para ficar adulto.

Estivemos a ouvir a sua explicação durante algum tempo e depois fizemos um desenho sobre o que ouvimos.

Assim ficamos todos a saber um pouco mais sobre este assunto e como nos podemos defender destes bicharocos de que ninguém gosta, mas que gostam muito da cabeça das crianças… os piolhos.

Vejam aqui o vídeo desta atividade.

4.º B – EB Regedoura

Share