Dia Internacional da Família | Uma parceria ADD e TAI

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_18-19_3P_Famlia.jpgA ADD — Aliança da Diversidade, da Escola Secundária Júlio Dinis, aliou-se ao Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância (10.º TAI) para as celebrações do Dia Internacional da Família, dia 15 de maio, no Jardim de Infância da Escola Básica da Regedoura.

 

Esta iniciativa tem como objetivo falar sobre assuntos importantes como a família, amor e respeito à diferença, assim como promover o gosto pela leitura e formar valores importantes como a solidariedade, empatia e inclusão.

Através do livro infantil “Três com Tango” de Justin Richardson, Peter Pammel e Peter Parnell, pertencente ao Plano Nacional de Leitura, conta-se a história baseada em factos reais de um casal de pinguins-de-barbicha residente no jardim zoológico do Central Park, em Nova Iorque. É o tratador que faz acontecer a história colocando um ovo no ninho dos dois pinguins, depois de os ter visto tentarem, por várias vezes e infrutiferamente, chocar uma pedra. Assim nasceu Tango, uma pinguim-fêmea a ter dois pais.

Esta história - adaptada pela ADD e dramatizada pelo 10.º TAI - permite-nos de uma forma muito simples, explicar às nossas crianças o que significa o amor numa família, independentemente da origem ou da constituição desta.

Atualmente as crianças portuguesas estão a ser criadas por uma mãe e um pai, por duas mães ou dois pais, por um pai ou uma mãe, por madrastas ou padrastos, por famílias alargadas, por avós e avôs, por tios e tias, por irmãos e irmãs, por famílias adotivas e de acolhimento, entre outras.
A investigação científica mundial demonstra que o bem-estar das crianças é determinado pela qualidade das relações parentais e não pela estrutura das suas famílias. Assim conclui-se que o que faz uma família é o amor.

Instagram: @addjuliodinis
Facebook: ADD Júlio Dinis

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_18-19_3P_19930077_YQnn8.jpeg

Share