Parlamento dos Jovens 2016/2017 – Ensino Básico e Secundário

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_16-17_Barra_cabec_novo2016_17.jpgNo presente ano letivo, o AEOS volta a participar no projeto Parlamento dos Jovens. Trata-se de uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Na Edição 2016/2017 do Programa Parlamento dos Jovens, foram aprovados os seguintes temas em debate:

Ensino Básico - 40 anos de Constituição da República Portuguesa. Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!

Ensino Secundário - 40 anos de Constituição e do poder autárquico. A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local. 

Em 2016, celebram-se os 40 anos da Constituição da República Portuguesa e a Assembleia da República lança-te um desafio: explora a nossa Constituição, debate-a na tua escola e apresenta-nos as tuas ideias. Se a iniciativa para uma revisão constitucional partisse de ti, o que mudavas na nossa Constituição? Que medidas ou alterações gostarias de propor?

Assim, se queres dar o teu contributo e estás interessado(a) em participar, constitui uma Lista ordenada de 10 alunos (não precisam ser da mesma turma ou ano) identificados pelo nome completo, número, turma e ano de escolaridade do Ensino Básico ou do Ensino Secundário e apresenta-a, por escrito e datada, a um dos professores da Comissão Eleitoral Escolar do Ensino Básico ou do Ensino Secundário até ao dia 11 de novembro de 2016 (6ª feira).                                                                                                                            

Consulta em anexo: 

- Documento para a constituição de uma lista – Ens. Básico;

- Documento para a constituição de uma lista – Ens. Secundário;

- A Comissão Eleitoral Escolar do Ensino Básico;

- A Comissão Eleitoral Escolar do Ensino Secundário.

Toda a informação em http://www.jovens.parlamento.pt/

O Parlamento dos Jovens tem como objetivos:

 

a)- Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; 

b)- Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; 

c)- Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; 

d)- Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente; 

e)- Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; 

f)- Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; 

g)- Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político. 

 

O programa desenvolve-se em várias fases ao longo do ano letivo, que são semelhantes para as sessões do ensino básico e do ensino secundário, nomeadamente, a 1ª fase: Escola (Processo eleitoral e Sessão Escolar); a 2ª fase: Distrito ou Região Autónoma (Sessões Distritais / Regionais) e a 3ª fase: Assembleia da República (Sessão Nacional).

 

Brevemente, estarão disponíveis na plataforma Moodle (Pasta – Parlamento dos Jovens 2016/17), para consulta, documentos estruturantes e outras informações consideradas relevantes. 

 

PARTICIPA E ESTÁ ATENTO(A)! 

 

A Equipa do Parlamento dos Jovens conta contigo!

 

Share