Um prémio muito especial

b_300_200_16777215_00_images_Quinta_VP_CNL_1.jpgAnthony Santos Pereira, aluno da Escola Básica Monsenhor Miguel de Oliveira, do A.E.O.S., obteve um honroso 2.º lugar no maior concurso de leitura realizado em Portugal.

A fase final da 9.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura realizou-se, pela primeira vez, no Porto, dia 1 de julho, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

 Os vencedores da fase distrital de ambos os níveis de ensino, assim como das ilhas e alunos de escolas portuguesas no estrangeiro compareceram no auditório da Biblioteca Municipal para demonstrarem que são não só os melhores leitores como os mais competentes comunicadores. Estiveram presentes os alunos dos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Açores, Madeira e alunos que integram o Concurso Internacional de Leitura tutelado pelo Instituto Camões.

De manhã decorreu uma semifinal na qual participaram os 42 alunos. Destes foram selecionados 10 finalistas (5 por cada ciclo de ensino) para a fase final. As provas orais, de tarde, obedeceram a um formato de programa específico da RTP1, apresentado por José Carlos Malato, e remeteram para os conteúdos das obras de leitura obrigatória escolhidas que, no caso do 3.º ciclo, foram “A mulher que prendeu a chuva e outras histórias”, de Teolinda Gersão, e “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare.

Os cinco finalistas por ciclo de ensino, sujeitos à apreciação do Júri Nacional, tiveram intervenções em três planos distintos, referentes às obras a concurso, nomeadamente: leitura expressiva de excerto breve; desafio ao poder de argumentação, a partir de um tema proposto e indicado pelo apresentador do programa; e uma breve dramatização.

Em jeito de conclusão, aqui fica o testemunho do Anthony:

«Foi muito gratificante ter participado neste concurso, pois não só fiquei em 2.º lugar, como também foi uma forma de promover a leitura, nos dias de hoje, em que as tecnologias estão em alta, já para não falar de todas as felicitações que recebi e de terem reconhecido o meu à-vontade e bom desempenho no palco.»

O programa passará na RTP1, em data e hora a anunciar por este canal televisivo.

b_300_200_16777215_00_images_Quinta_VP_CNL_2.jpg

Share