Campeonato Regional de Basquetebol - Fase Final

Decorreu no passado dia 27 de Abril, na Escola Secundária Júlio Dinis, a fase final do Campeonato Regional de Basquetebol. Esta fase apurava o representante da zona Centro para a fase final nacional do desporto escolar.

 

A equipa da nossa escola, que foi no ano passado campeã regional de iniciados, participou este ano no campeonato regional de juvenis pese embora o fato de, com exceção do Nuno Silva, todos os outros alunos terem ainda idade de iniciados. Esta opção ficou a dever-se ao fato de termos duas turmas do projeto de basquetebol e todos os alunos pertencerem ao escalão de iniciados. Assim, julgou-se conveniente para aumentar a possibilidade de participação dos alunos, subir todos os alunos do 9ºB para o escalão de juvenis.

Embora, como já foi explicado, a nossa escola tenha jogado contra alunos dois anos mais velhos, entramos determinados a vencer a meia-final contra o Instituto do Juncal. Assim, com uma defesa agressiva e saídas rápidas em contra-ataque os alunos da Secundária Júlio Dinis comandaram todo o jogo, de nada valendo as alternâncias defensivas da efetuadas pela equipa adversária chegando ao final do jogo com o resultado em 72-44.

No segundo jogo, a Escola Secundária Alves Martins bateu o AE de Montemor por 63-29. Na final, sabíamos que seria muito complicado bater a Escola de Viseu uma vez que para além de serem mais velhos, eram uma equipa muito alta, que jogava junta no clube local, tendo inclusivamente um jogador da seleção nacional. Apesar de tudo isto os nossos jovens entraram determinados a representar bem a nossa escola e a não facilitar a vida da equipa adversária. Assim fizeram e embora nunca tivessem conseguido dominar o jogo, obrigaram os adversários a empenhar-se ao máximo e a utilizarem durante praticamente todo o jogo os seus cinco jogadores mais fortes. No final do jogo a Escola Secundária Alves Martins sagra-se campeã regional com uma vitória por 30-50.

No jogo de apuramento do 3º e 4º o Instituto do Juncal bateu o AE de Montemor por 64-29.

Nesta fase final representaram a nossa escola os vice-campeões regionais: Diogo Duarte, Rodrigo Gomes, Pedro Ferreira, Xavier Ferreira, Diogo Guimarães, Francisco Terra, Nuno Leitão, Pedro Catarino, João Pinto, Henrique Barbeta e Nuno Silva.

De destacar ainda a excelente participação dos árbitros da nossa escola: Diogo Vinagre e Josué Costa.

Na organização de todo o evento foi também muito importante a participação dos alunos do 10º GD: Ana Amorim, André Barge, João Andrade e Ana Patrícia e do professor Eduardo Santos Silva.

O professor responsável pelo projeto de basquetebol, José Eduardo Duarte

Share