Matemática divertida

b_300_200_16777215_00_images_clubes_tangram.jpg

No presente ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Ovar Sul decidiu oferecer como atividade de enriquecimento curricular aos alunos do 4º ano (1º ciclo) a atividade Matemática Divertida.

Os objetivos principais desta atividade são: desmistificar ideias negativas e pré concebidas, relativamente à matemática; satisfazer a curiosidade e aprofundar a compreensão matemática; promover a ocupação dos tempos livres com atividades lúdicas relacionadas com a matemática; desenvolver nos alunos atitudes de autoconfiança, responsabilidade e integração na escola; desenvolver hábitos de trabalho e persistência; desenvolver o raciocínio, o pensamento científico, bem como a capacidade de comunicar; desenvolver o cálculo mental, a atenção e concentração e desenvolver a capacidade de resolver problemas.

Nas primeiras sessões de trabalho os alunos do 4º H exploraram “ O tangram”. O tangram é um puzzle geométrico construído por 7 peças (cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo). Utilizando todas as peças, sem sobreposição, podemos construir muitas figuras. A exploração do Tangram permite aprofundar o conhecimento sobre algumas formas geométricas, bem como, trabalhar a lógica e a criatividade.

 

Os alunos do 4ºM, nas primeiras sessões, exploraram o jogo Semáforo. Construíram os tabuleiros em cartolina, efetuando medições, traçando segmentos de reta, etc., e arranjaram as peças do jogo (tampas de garrafas). Seguidamente, foram lidas e interpretadas as regras e foram efetuados jogos entre os alunos e o professor. Este jogo alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição, de uma forma lúdica muito rica.

Galeria fotográfica

Share