Miúdos a votos: uma lição de cidadania!

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_22-23_Miudos_a_Votos_2023.jpg«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes? é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que promove simultaneamente leitura e cidadania. Os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral.»

À semelhança dos anos anteriores, também no presente ano letivo, foram os alunos da Educação Especial da Escola Básica Monsenhor Miguel de Oliveira que, com a orientação das suas professoras, asseguraram a organização do processo eleitoral.

Aqui ficam os testemunhos dos organizadores e que traduzem as experiências vividas e as aprendizagens adquiridas:

Paulo Soares, 6.º B
No dia 7 de março de 2023, estive na biblioteca a participar numa atividade chamada “Miúdos a Votos”. Todos os alunos da escola foram votar para escolher o melhor livro. Eu estive na mesa de voto do 2.º ciclo, a marcar as presenças e a distribuir os boletins de voto.  Quando acabou a votação, abrimos a caixa de votos e estavam lá os votos que separámos em montinhos: os votos que só tinham uma cruz, os nulos e os votos em branco. Depois, separámos os votos em montinhos pelo número do livro e, por fim, contámos quantos votos tinha cada livro. Eu gostei de fazer esta atividade e aprendi como se faz uma votação.

Inês, 7.º F
Gostei de estar na mesa de voto, achei que contar os votos é muito importante e exige muito cuidado e muito respeito.

Rui, 6.º C
Eu gostei de estar na biblioteca no “Miúdos a Votos” e de contar os votos. Achei importante participar porque ajuda-nos a fazer contagens; a melhorar a leitura e a respeitar as regras do processo eleitoral.

Nádia, 6.º C
Achei interessante participar nesta atividade, gostei de fase de separação e contagem dos votos.

Patrícia, 7.º H
Gostei de participar nesta atividade, achei que foi de muita responsabilidade.

Carlos, 7.º H
Nesta atividade, o que mais gostei foi de estar na mesa de voto a controlar os cadernos eleitorais.

Ricardo, 9.º E
A atividade “Miúdos a Votos” foi interessante porque foi a primeira vez que fiz algo do género e aprendi as regras de uma mesa de voto.

José, 9.º E
Eu gostei de fazer a atividade, contudo já não é novidade para mim porque é a segunda vez que eu a faço. Gostei mais desta vez porque os meus amigos acompanharam-me na mesa de voto.

Veja aqui as fotos.

Share