Miúdos a Votos • 5.ª edição

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_20-21_1P_top_miudos2021.pngA Rede de Bibliotecas Escolares e a revista VISÃO Júnior organizam anualmente a eleição na qual é dada a possibilidade às crianças e jovens de todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real. Esta iniciativa constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar. Tem também vindo a evidenciar-se a importância desta ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas escolhas.

 

O projeto pretende envolver os alunos em processos democráticos de decisão e promover a sua participação na promoção dos livros e da leitura. Os destinatários são os alunos do 1.º ao 12.º ano, de todas as escolas que que tenham o Português como primeira língua.

A partir do dia 2 de novembro e até às 23:59 do dia 30 de novembro, os alunos são convidados a nomear o seu livro preferido através deste formulário.

De acordo com o regulamento, cada aluno só pode fazer uma nomeação. Os livros mais nomeados em cada ciclo serão aqueles que constituirão o respetivo boletim de voto no dia das eleições.

Como um dos objetivos principais desta iniciativa é a promoção do livro e da leitura, pretende-se diversificar as possibilidades de escolhas dos alunos. Assim, a partir dos títulos mais votados na última edição dos ‘Miúdos a Votos’, o PNL2027 escolheu outros títulos que podem interessar aos leitores, e que podem ser consultados aqui.

Cabe aos professores bibliotecários e aos professores responsáveis alargar o leque de possibilidades de escolha dos alunos, preservando a sua liberdade no momento da nomeação.

Consulte aqui o calendário das várias fases do «Miúdos a Votos».

Share