Comunicado - Comunidade de Educativa

 b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_19-20_2P_coelhinho_da_pascoa.jpgCaríssimos/as Alunos/as,

Caríssimos/as Encarregados/as de Educação,

 

A primeira palavra é inquietação! Inquietação por não ter a certeza de que todos, juntamente com os seus entes amados, se encontram de excelente estado de saúde. No entanto, tenho a expectativa de que todos se encontrem resguardados e a ter em linha de conta todas as orientações emanadas pelas autoridades sanitárias. Estamos a viver tempos de maior cautela e de prevenção!

 

Em plena era de medo e incertezas em que todos vivemos será obrigação de todos priorizarem o que emerge como essencial e olvidar o acessório. Esta necessidade explica em grande medida a longa pausa comunicativa da minha parte.

Nas duas últimas semanas, temos assistido a uma vertigem de informação. Umas vezes oficial ou oficiosa, outras verdadeira ou falsa. Este fenómeno do Covid-19 tem sido responsável pelo medo e o ruído no processo de comunicação entre as pessoas. Obriga a que tenhamos o maior cuidado e critério com a informação que vamos lendo e principalmente com aquela que partilhamos em vários fóruns.

Escrevo só hoje e agora pois o primeiro tempo foi totalmente ocupado com a preocupação com a segurança e saúde de todos os elementos da comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul. O segundo momento foi dedicado à nossa proteção e dos nossos filhos, pais, irmãos, tios, primos… E nessa etapa, tão preenchida de medo e desconhecimento, era impreterível ouvir apenas as autoridades de saúde com as melhores orientações para a reclusão domiciliária e proteção pessoal. Infelizmente, a realidade global do Covid-19 e o contexto excecional do concelho de Ovar obrigam-nos a todos ao isolamento social reforçando ainda mais as medidas de prevenção (insisto nesta ideia conscientemente).

Mas a vida tem de continuar!

Deste modo, a segunda palavra é alento. Somos e seremos capazes de ultrapassar este fenómeno enquanto existir humanidade, união, solidariedade e esperança!

A terceira palavra é convicção. A certeza inabalável que, por um lado, tudo será diferente e, por outro, estaremos todos juntos a breve trecho.

A quarta palavra é orgulho. Sem hora marcada para regresso à escola, enchem-me de orgulho todos aqueles que se estão a mobilizar e a encontrar soluções diariamente para trabalhar com os alunos. Orgulho por todos aqueles estão a cumprir meticulosamente tarefas administrativas e por todos aqueles que se estão a desenvolver profissionalmente através de atividades de formação profissional. Orgulho por todos os alunos do AEOS que têm demonstrado preocupação, empenho e dedicação em todas as tarefas que lhes são propostas. Orgulho por todos os encarregados de educação que se têm desdobrado para apoiar os seus educandos e em simultâneo cumprir o horário dos seus trabalhos. Orgulho por todos os parceiros do Agrupamento por tudo o que têm vindo a fazer para nos manter seguros.

Escrevo ainda esta missiva hoje e agora, após a suspensão das atividades letivas em regime presencial e final de 2.º período, para tentar esclarecer questões relacionadas com o funcionamento do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul.

Falando do futuro próximo, temos de mobilizar toda a comunidade escolar e organizar o Agrupamento de Escolas de Ovar Sul para um novo desafio – salvaguardar a equidade (pois sabemos que não existem computadores em todas casas) e a qualidade da avaliação em regime não presencial. Para este objetivo, avaliar em ambiente digital, foram tomadas as seguintes decisões:

  • No dia 26 de março de 2020, decorreu a primeira reunião do Conselho Pedagógico em regime não presencial para rever as normas e procedimentos relativamente ao 2.º momento de avaliação.
  • Até ao dia 27 de março de 2020, foram concluídas as atividades letivas em regime de ensino a distância e agilizados os processos de autoavaliação dos alunos.
  • De 30 de março a 2 de abril de 2020, irão decorrer as reuniões de CT/CD.
  • Os serviços administrativos mantêm-se operacionais. Para qualquer informação, esclarecimento de dúvidas deve ser utilizado o correio eletrónico institucional.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Para contactar os senhores diretores de turma devem usar o correio eletrónico do mesmo.
  • Todos os alunos devem ativar o seu correio eletrónico institucional. Em caso de impossibilidade devem de imediato entrar em contacto com o diretor de turma e transmitir-lhe um correio eletrónico institucional de contacto.
  • A 3 de abril de 2020 será disponibilizada a avaliação dos alunos/ crianças na Aplicação Inovar Consulta ©:

www.aeovarsul.net:  Recursos → Inovar → Consulta

Em tempo tão conturbado e perturbador, com palavras de esperança, desejo a todos as maiores felicidades pessoais e profissionais.

 

Até breve,

Nuno Gomes

O Diretor

Share