5.º ano de S. Vicente de Pereira recebe o Prémio de Melhor Proposta de Ação

b_300_200_16777215_00_images_Ano_letivo_18-19_3P_Certificado.jpgNo passado dia 28 de junho decorreu em Matosinhos, na EB2/3 Irmãos Passos, o Encontro de Escolas 2019 promovido pela Fundação Vox Populi, no âmbito dos Projetos NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião) e Rato da Biblioteca.

 

Os alunos e professores do Projeto Interdisciplinar (PI) do 5.º ano, da Escola Básica de S. Vicente de Pereira, candidataram-se ao Projeto NEPSO, como “Os amigos do ambiente da EBSVP”, aplicando a sua metodologia de trabalho, realizando um estudo de opinião.

Ao longo do ano letivo, no âmbito do tema “Planeta Terra, a nossa casa”, as turmas C e D do 5.º ano, pesquisaram sobre os problemas ambientais do nosso planeta, sobre a forma como tratamos os resíduos, investigando as políticas dos 3R’s, 5R´s e 7R’s. Dentro destas políticas decidiram analisar os hábitos de reciclagem da comunidade escolar, concluindo-se que sobre o R – RECICLAR, ainda há muito trabalho a fazer na nossa comunidade. Efetuando uma intervenção na Escola investigou-se como os resíduos da escola estavam a ser tratados, reorganizaram-se os ecopontos e recipientes do lixo, produziram-se materiais de sensibilização para a separação dos resíduos e ações a praticar para um ambiente sustentável, e dinamizou-se o concurso “Separa e Ganha” do programa Ecovalor proposto pela Câmara Municipal de Ovar, incentivando a comunidade escolar a separar papel, cartão e plástico. Sobre este último, dinamizado no 3.º período, o nosso objetivo era atingir os 70 sacos de resíduos, mas graças ao envolvimento dos alunos e Encarregados de Educação, superamos o nosso objetivo.

Por todo o trabalho desenvolvido e pelo plano de ação apresentado, o júri nacional do projeto NEPSO, atribuiu o Prémio de Melhor Proposta de Ação no âmbito do programa A Pesquisa que Ensina 2018/2019, aos amigos do ambiente da EBSVP.

Alguns alunos do 5.º ano, acompanhados pelas professoras Liliana Oliveira e Patrícia Almeida, representaram o grupo no encontro final.

Veja aqui as fotos.

Share