Salva a tua praia

No dia 11 de março, tivemos na nossa sala uma equipa de pessoas do departamento do ambiente da Câmara Municipal de Ovar: o Dr. Paulo, a Prof.ª Joana e o Sr. Sérgio.

O Dr. Paulo, usando um power-point, explicou o que são dunas, qual a sua função e importância. Explicou também, a diferença e importância do chorão e do estorno nas dunas.

 

O chorão, apesar de ser uma planta que aparece muito nas dunas, é uma planta inimiga, invasora e que deve ser retirada. Por sua vez, o estorno é uma planta amiga e protetora das dunas porque as suas raízes atingem grandes profundidades e formam vários filamentos que se agarram a outras raízes formando cadeias protetoras de profundidade.

Também ficámos a saber que o estorno, à superfície, serve de barreira e impede a formação de corredores eólicos (aberturas por onde o vento passa levando consigo areia das dunas).

Posto isto, passámos à prática, ou seja, fomos à praia do Furadouro plantar estorno numa duna embrionária (duna em crescimento).

Como nos explicaram na sala, cada um de nós escavou uma cova de 15 cm, aproximadamente, colocou lá dentro o seu pé de estorno, tapou a cova e repetiu a operação, mais adiante, na mesma duna.

Não podíamos terminar esta actividade sem eliminar alguns chorões que tanto mal fazem às dunas, arrancando cada um, um pé de chorão e colocando-os no caixote do lixo.

Realmente, esta foi uma atividade muito interessante e educativa.

Gostávamos que esta atividade fosse feita com mais calma e não tão pressionada pelo horário do transporte para podermos plantar mais estorno e arrancar muitos mais chorões das dunas.

Agora, a nossa esperança é que este estorno cresça e seja respeitado por todos.

Vejam aqui o vídeo desta atividade.

4.º B – EB Regedoura

Share